blog

impressões de viagem – Düsseldorf

categoria: tá no ar

Esta foto representa algumas das razões pelas quais eu tenho uma admiração imensa pela Alemanha. Foi tirada no início de agosto em Düsseldorf, aquela de “M., o Vampiro de Düsseldorf”, o primeiro filme policial falado, dirigido por Fritz Lang em 1931.

A cidade tem 700 anos e 600 mil habitantes (o mesmo que Sorocaba, no interior de SP). Seu vigor econômico (é o segundo maior centro financeiro do país) explica por que abriga 20 provedores de internet, 400 agências de propaganda e é sede de nada menos que 200 editoras. O centro de exposições recebe cerca de 25 eventos por ano, inclusive a maior feira náutica da Europa, apesar de Düsseldorf não ter saída para o mar – é banhada pelo Rio Reno, “apenas”.

Esta foto nos diz que a urbanização não precisa ser caótica. Pode haver totem publicitário em via pública; paradas de ônibus podem ter mostradores eletrônicos não vandalizados; tais mostradores podem informar, com precisão de minutos, a que horas vão passar o 704 e o 709 – nos dois sentidos; ciclistas têm onde circular com segurança; ruas podem ser limpas.

O cosmopolitismo não precisa ser predador, demonstra a travessia dos patos. A modernidade não precisa ser frenética, garante o motorista – que freou, ligou o pisca e aguardou. Educadamente. Germanicamente.

 

comentários

uma coisa que me impressionou na Alemanha foi a pontualidade dos transportes públicos. Os britânicos levam a fama, mas os alemães devem ter inventado a pontualidade. Agora senti falta em Munich de mais estrutura pra atender os turistas. As placas com informações sobre rotas do metrô são todas só em alemão, não vimos informações em outros idiomas, pelo menos o Inglês, o que complicou um pouco nossos passeios por lá.

Enviada por: Silvia Dutra

quem sabe algum dia... Tenho fé que ainda seremos mais atentos com as necessidades do outro, do ambiente, da sociedade. Cada um fazendo sua parte sem pensar que é tarefa impossível.

Enviada por: Carla

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Books